Módulos embarcados de comunicação na expansão das redes industriais

6 minutos para ler

A profusão de novas tecnologias que ficam disponíveis a cada dia, impactam nos processos de produção de todos os tipos de empresas, independente do seu porte ou ramo de atuação. O investimento em sistemas inteligentes e de automação que capturam, armazenam e distribuem dados, assim como fazem a crítica e acionam ações, tem promovido melhorias e ganhos significativos para os negócios.

Um dos desafios que surge nesse novo cenário é como integrar as diferentes tecnologias ou simplesmente como fazer com que os dados gerados por cada parte, sejam pelas máquinas, equipamentos ou processos em si, possam ser integrados, ou seja, “conversem entre si”, para que de fato os resultados possam ser extraídos.

A configuração das redes industriais tem papel fundamental na criação desse novo ambiente digital de negócios que tem que ser seguro, confiável e que suporte a complexidade das conexões.

A seguir os conceitos básicos de uma rede eficiente.

Redes industriais

Podemos conceituar as redes industriais ou redes de comunicação como o conjunto de componentes e protocolos que permite a troca de dados e informação de forma automática, rápida e precisa. Essa troca pode utilizar uma estrutura física, como cabos e fibra ótica, mas também estrutura de nuvem e internet, como wireless. A tecnologia da Internet das Coisas vem corroborar com a eficiência das redes, já que a internet, por sua própria dimensão e complexidade, proporciona um grande número de vias alternativas para a comunicação com um mesmo destino, tornando a rede mais estável.

A rede tem que ter a capacidade de proporcionar uma comunicação transparente entre os sistemas envolvidos e por isso, a adoção de padrões abertos ou modelo de dados que represente um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre eles é fundamental.

A eficiência de uma rede pode ser medida pela sua extensão, ou seja, o grau de integração dos sistemas que ela está promovendo; pela sua velocidade, ou seja, o tempo que leva para a disponibilidade dos dados e informações; pela razão do custo de instalação e manutenção e a assertividade nas decisões.

Protocolos de comunicação

O protocolo estabelece um conjunto de normas de transferência de dados que todas as partes do sistema são obrigadas a cumprir para que a comunicação seja possível.

A evolução tecnológica permite com que possam ser adotados vários tipos de protocolos, como o ponto a ponto, comunicação entre redes, de transmissão de pacotes, TCP/IP, dentre outros, sendo que cada um deles requererá definições de fluxo de dados, de comando, de controle e risco.

Os módulos embarcados de comunicação

Com a crescente heterogeneidade de sistemas dentro das empresas e os elevados custos de projetos de adaptação internos, seja pelo tempo de desenvolvimento da rede ou contratação de mão de obra especializada, surgem os módulos embarcados de comunicação industrial, que com uma ou mais bibliotecas inseridas em sua configuração, permitem a efetivação da comunicação de forma simples, barata e rápida

 Soluções KUNBUS

Vejamos a seguir, três ótimas soluções KUNBUS para a integração das redes industriais!

KUNBUS-IC

O módulo KUNBUS-IC permite que os dispositivos se conectem às redes industriais com facilidade e rapidez. Ele tem um tamanho compacto e, por esse motivo, é bem indicado para dispositivos pequenos ou com espaço restrito para interface de comunicação.

Um dos grandes benefícios do módulo KUNBUS-IC é que permite que o dispositivo esteja integrado aos protocolos industriais sem grande esforço ou desenvolvimento interno, diminuindo o tempo e custo de projetos de implementação.

Outro ponto interessante desse módulo, é que ele apresenta uma interface com pinos de fácil conexão com os dispositivos desenvolvidos. Isso faz com que a troca seja bastante simples e prática.

O módulo apresenta drivers de barramento, opto-acopladores, transdutores, memória e controladores, tudo isso para garantir a correta operação dos barramentos. Além disso, todos têm certificação oficial das organizações dos barramentos industriais.

KUNBUS-COM

Os módulos KUNBUS-COM apresentam um excelente custo-benefício para integração da comunicação e barramentos industriais. Não há esforço e complexidade que necessitam de desenvolvimento interno, gerando menores custos.

A interface do módulo apresenta 32 pinos para uma fácil e prática integração com o dispositivo alvo. A troca de dados acontece por meio de uma interface RAM com porta dupla, além de uma interface com “Shift Register”, que também pode ser usada.

Todos os módulos KUNBUS-COM são intercambiáveis graças à padronização mecânica, de interface e software, bem como oferecem todos os protocolos de comunicação industriais principais. Isso é feito com certificados emitidos pelas organizações responsáveis.

Placas de desenvolvimento

Para garantir uma fácil introdução e teste da utilização dos módulos de comunicação embarcados da KUNBUS, podem ser utilizadas as placas de desenvolvimento de barramento de comunicação industrial.

De forma conjunta aos módulos KUNBUS-IC, dispositivos e ambiente de desenvolvimento, as placas podem ser usadas para testar de forma precisa seus produtos.

Quais são as vantagens dessas soluções?

Agora, vejamos quais são as principais vantagens geradas por essas soluções!

Relação de custo-benefício

Os módulos embarcados de comunicação apresentam uma ótima relação de custo-benefício, justamente por serem uma solução já pronta para as redes industriais. Com elas, ainda que em alguns casos seja preciso algum desenvolvimento interno, não há uma complexidade nesse desenvolvimento, o que gera um alívio no orçamento, além da redução de tempo de execução.

Troca de dados de maneira efetiva

A eficiência da troca de dados também é outro ponto importante a ser considerado. Se o foco é usar essas informações para agregar valor, gerando resultados melhores no seu processo de produção, nada mais interessante do que investir em eficiência na troca dos dados.

Módulos intercambiáveis

Por fim, não devemos esquecer que os módulos embarcados de comunicação KUNBUS são totalmente intercambiáveis, ou seja, eles podem ser trocados de maneira simples e prática.

Portanto, vimos ao longo deste artigo que as redes industriais estão agregando diferentes valores para as empresas que buscam mais tecnologia e ganhos expressivos. A IoT, Big data e outros conceitos pertencentes à Indústria 4.0 necessitam da troca de dados para operarem.

Então, se você também deseja que a sua empresa esteja inserida nesse ambiente de inovação, entre em contato conosco agora mesmo! A Omega7 Systems é referência em áreas industriais que demandam de sistemas de alta confiabilidade e segurança.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-