Vantagens de contar com soluções pré-prontas em automação

7 minutos para ler

Para se manter competitivo no meio industrial, é preciso saber como implementar rapidamente as soluções de automação disponíveis no mercado. As soluções pré-prontas economizam tempo e esforço das equipes de engenharia, pois contam com estruturas adaptadas para diversas situações usuais da rotina de trabalho. Também são muito visadas por terem um ótimo custo benefício, podendo atender tanto às demandas mais simples como às aplicações mais complexas.

Além de serem mais práticas do que desenvolver uma solução do zero, geralmente soluções pré-prontas contam com outras funcionalidades num módulo de controle que podem ser usadas mais adiante, agregando flexibilidade ao projeto e permitindo futuras expansões para novas funcionalidades.

Com o avanço da Indústria 4.0, existe, cada vez mais, uma necessidade de interconexão e comunicação entre sites de uma planta industrial. A comunicação entre a máquina e a rede de uma planta pode ser feita por meio de um projeto próprio. Porém, a implementação desse projeto poderá ganhar robustez, eficiência e agilidade quando utilizar uma solução pré-pronta de qualidade, seja como parte do projeto, seja como solução final.

Automação pode ser complicada. Se for possível, simplifique.

Ao desenvolver uma aplicação de automação industrial, muitos desafios de ordem técnica precisam ser encarados, como a configuração física do hardware, o desenvolvimento da interface e a linguagem de programação a ser utilizada. A contribuição dos módulos de controle projetados para aplicações específicas é justamente garantir que estes desafios sejam minimizados, permitindo que a empresa foque seus esforços em questões estratégicas durante o desenvolvimento do seu projeto de automação.

Automatizar um processo industrial exige, entre outras coisas, que o profissional responsável seja capaz de:

  • prever possíveis falhas em sistemas críticos para garantir a confiabilidade da automação;
  • estudar os tipos de aplicações que devem ser automatizados e suas necessidades operacionais;
  • otimizar a interface homem-máquina de maneira apropriada;
  • estabelecer um critério relevante para reconhecimento de padrões;
  • utilizar protocolos eficientes para estabelecer a comunicação segura entre os dispositivos envolvidos.

Em casos críticos, o não cumprimento dos itens citados pode trazer consequências negativas ao projeto e, por isso, é preciso que a tecnologia a ser implementada seja cuidadosamente estudada. A empresa deve então decidir quanto tempo e esforço vale a pena investir para cumprir todos estes requisitos, de modo que a execução do projeto possa ser feita dentro dos limites de prazos e custos estabelecidos.

Hoje, existem diversas soluções que facilitam a automação industrial nas suas mais diversas aplicações, oferecendo não só os sistemas de controle, mas também o suporte necessário para que as aplicações sejam feitas de forma rápida e eficaz.

Erros de engenharia podem custar muito caro. Evite-os.

Vale lembrar também que não somente o tempo de engenharia dedicado para o desenvolvimento de uma automação pode ser uma ameaça ao projeto, como também o custo inerente a possíveis erros e falhas de projeto.

Aplicações pouco eficientes, com erros de interface ou conexões malfeitas podem gerar retrabalho, o que não somente atrasa, mas também encarece e compromete a confiabilidade da implementação como um todo.

Para evitar tais transtornos, existem soluções disponíveis no mercado que facilitam o trabalho de desenvolver um sistema de automação e controle para diversas aplicações. Dispositivos como os da linha KUNBUS, podem não só atender as demandas dos projetos atuais e futuros com qualidade, como funcionar de forma muito mais otimizada do que seria um sistema feito com produtos sem excelência.

Soluções pré-prontas também são adaptáveis! Saiba aproveitar as oportunidades.

Como os fornecedores deste tipo de tecnologia encaram diversos tipos de aplicações, é comum que as placas estejam adaptadas a diversos tipos de entrada e saída de dados e sinais, oferecendo assim uma possibilidade de solução flexível e personalizável.

Com soluções adaptáveis e múltiplas funções, o desenvolvedor que adquire módulos de controle pré-prontos pode lidar com alterações de projeto com mais agilidade e confiabilidade.

Para oferecer facilidade de implementação, normalmente são disponibilizados toolkits e interfaces de programação projetados especificamente para suportar o trabalho de automação e controle de uma determinada aplicação. Isso permite que o técnico responsável direcione seus esforços para a resolução do problema ao invés de lidar com questões de compatibilidade ou de ordem técnica.

Como os processos em ambiente industrial são normalmente padronizados e regulamentados, as soluções pré-prontas acabam ganhando vantagem competitiva. Demandas como a necessidade de manutenção preditiva estão presentes em praticamente qualquer fábrica e podem ser supridas por empresas especializadas em tecnologia da informação para a indústria sem grandes dificuldades.

Os sistemas embarcados que atendem às especificações previstas em normas técnicas e oferecem protocolos de comunicação certificados são uma ótima solução para a automação. Por serem dedicados, são altamente eficazes no controle dos processos para aumento da performance de uma máquina ou dispositivo específico. Ideal para aplicações pontuais em linhas de produção que demandam algum nível mais específico de controle.

Corte custos de programação e agilize o projeto com uma tacada só!

Para reduzir ainda mais os custos de implementação de software, é recomendado o uso de códigos abertos. Por contarem com uma ampla comunidade de entusiastas, este tipo de comunidade se popularizou no mercado e oferece muitas vantagens, tais como:

  • possibilidade de conferir e modificar o código, de modo a tornar o sistema mais flexível, confiável e seguro;
  • comunidades com milhares de entusiastas de programação contribuem com o desenvolvimento dos códigos gratuitamente na internet.

Com o desenvolvimento já facilitado pelas interfaces e toolkits próprios das soluções pré-prontas em aplicações de automação industrial, o uso de softwares de código aberto faz com que a implementação fique mais simples.

Trabalhar com soluções simplificadas e melhorias incrementais faz parte do escopo de trabalho na indústria. No contexto da automação não é diferente, o que faz das soluções pré-prontas e dos componentes modulares uma boa forma de inovar com velocidade e eficiência. Para manter a competitividade no mercado industrial, vale a pena investir em uma solução que proporcione flexibilidade no desenvolvimento da solução.

A automação e controle de processos industriais pode ser facilitada com os recursos adequados. Cabe às equipes de engenharia enxergar as oportunidades e saber usar os recursos com inteligência, para que os projetos sejam entregues no tempo certo e dentro do orçamento.

Se você busca ter mais eficiência em curto prazo, precisa diminuir o risco e perda de paradas técnicas e ainda deseja visão integrada para a tomada de decisão, conheça a linha de controladores e soluções de automação da KUNBUS e traga a robustez de um alemão aos seus projetos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-